Skip to content

Consul S.A

Usina Hidrelétrica do Piraí
Usina Hidrelétrica do Piraí

Localização:  Estrada do Salto I, Joinville/SC.
Uso atual: Pertence a CELESC e continua em funcionamento.
Tombado: Processo em andamento, conforme Portaria Nº 47/ 2022 ainda consta em análise o processo de tombamento FCJ-CPC-2012-012. Também em processo de tombamento como “Infraestrutura ou equipamento urbano” pelo IPHAN (estágio de instrução).

Ver Usina

Usina Hidrelétrica do Bracinho
Usina Hidrelétrica do Bracinho

Localização: Estrada Bracinho, município de Schroeder.
Uso atual: Pertence a CELESC e continua em funcionamento.
Tombado: Processo de tombamento como “Infraestrutura ou equipamento urbano” pelo IPHAN (estágio de instrução).

Ver Usina

Antigo Moinho de Joinville
Antigo Moinho de Joinville

Localização: Rua Urussanga, 85.
Uso atual: Imóvel foi tombado parcialmente e consta agora sobre propriedade da FIESC.
Tombado: Sim, tombamento municipal. Processo FCJ.CPC.2009-006 (07/04/2009 - 14/10/2011).

Ver Moinho

Alambique da Família Lutke
Alambiques da Família Lutke

Localização: Rodovia SC-418, nº 5743 (Fundos), Distrito de Pirabeiraba, Joinville/SC.
Uso atual: Em funcionamento sob gerência da família.
Tombado: Não.

Ver Alambique

Alambique da Família Cercal
Alambique da Família Cercal

Localização: Em levantamento conforme processo de tombamento. Ao que tudo indica, é a rua Rua Dorothóvio do Nascimento, s/n (ou nº 3891, segundo postagem de Facebook: https://bit.ly/3UCmI1y)
Uso atual: Em uso pela família dona do imóvel.
Tombado: Sim, número do processo em apuração.

Ver Alambique

Painel Sesi – Pela Paz Social no Brasil
Painel do Sesi - Pela Paz Social no Brasil

R. Min. Calógeras, 157 - Bucarein, Joinville - SC, 89202-207.

Ver Arte Pública

Painel da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin
Painel da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin

Rua Cmte. Eugênio Lepper, 60 – Centro – 89201-150, Joinville – SC

Ver Arte Pública

Consul
Consul S.A

Dona Francisca, 7200 - Distrito Industrial, Joinville - SC, 89219-900.
Uso atual: Estruturas fabris em utilização pela Whirpool Latin America S.A

Ver Indústria

Wetzel
Wetzel

Sem endereço
Uso atual: não dinsponível

Ver Indústria

Cidadela Cultural Antárctica
Cidadela Cultural Antárctica

Localização: Rua XV de Novembro, 1383 – América.
Uso atual: É em parte utilizada pelo Instituto Luiz Henrique Schwanke, pela Prefeitura Municipal de Joinville com a Praça das Águas, e também um dos prédios é utilizado pela AJOTE (Associação Joinville de Teatro).
Tombado: Sim, tombamento municipal. Processo de Tombamento FCJ.CPC.2006-001. Decreto no 17.016, de 01/09/2010.

Ver Indústria

Estação Ferroviária de Joinville
Estação Ferroviária de Joinville

Localização: Rua Leite Ribeiro, nº 15.
Uso atual: Sede da Estação da Memória.
Tombado: Processo de tombamento 075/94, Decreto nº 1.225, de 30/09/1996 em âmbito estadual. No âmbito federal, processo de tombamento 1.548-T-07, com inscrição nos Livros do Tombo Histórico e de Belas Artes a partir do Projeto Roteiros Nacionais de Imigração

Ver Estação

Ponte Frederick Pinske
Ponte Frederick Pinske

Localização: Estr. do Pico - Pirabeiraba, Joinville - SC, 89239-780.
Uso atual: Via de transporte.
Tombado: Tombamento Provisório nº 270/2000, da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, âmbito estadual.

Ver Infraestrutura

Antigo Porto Bucarein
Antigo Porto Bucarein

Localização: Centro, Joinville - SC, 89201-210.
Uso atual: Estruturas não estão mais presentes.
Tombamento: Não.

Ver Infraestrutura

Estrada Dona Franscisca
Estrada Dona Franscisca

Localização: Estrada Dona Francisca.
Uso atual: Via de transporte.
Tombado: Não.

Ver Infraestrutura

Farmácia Minancora
Farmácia Minancora

R. do Príncipe, 455 - Centro, Joinville - SC, 89201-003.

Ver Comércio

Casa Krüger
Casa Krüger

Rodovia, SC-418, 14530 - Dona Francisca (Piraberaba), Joinville - SC, 89239-100.

Ver Comércio

Empório Dona Francisca
Empório Dona Francisca

R. Dona Francisca, 4915 - Santo Antônio, Joinville - SC, 89218-112.

Ver Comércio

Mercado Municipal
Mercado Municipal

Av. Dr. Paulo Medeiros, S/N - Centro, Joinville - SC, 89201-210.
Ver Comércio

Círculo Operário Católico de Joinville
Círculo Operário Católico de Joinville

R. São Paulo, 920 - Bucarein, Joinville - SC, 89202-257.

Ver Círculo

A Consul S.A., hoje em dia parte da Whirpool Latin America S.A., foi uma das maiores empresas de produtos de linha branca da América Latina. Sua primeira instalação, na Rua Araranguá, nº 554, infelizmente não foi tombada. Em seu lugar, foi construído o Hospital Infantil Jeser Amarante Faria. A outra estrutura fabril, conhecida como Fábrica II, hoje em dia faz parte de um complexo maior sob gerência da multinacional, localizando-se na Rua Dona Francisca, nº 7200, no Distrito Industrial de Joinville.       

Localização

R. Dona Francisca, 7200 - Distrito Industrial

Uso Atual

Estruturas fabris em utilização pela Whirpool Latin America S.A.

Condição

Patrimônio não tombado.

Breve Histórico

    Você sabia que, desde 1941, em uma pequena oficina na cidade de Blumenau, eram concebidas e fabricadas peças e acessórios para fiação e tecelagem, guia para fios, anzóis de pesca, corrente de bicicleta, e uma infinidade de produtos, todos sob a marca Consul? (A NOTÍCIA, 1985). Este pequeno empreendimento, de Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer começa a produzir refrigeradores a partir de 1947, vendidos na cidade de Joinville pela empresa Freitag & Cia., de Wittich Freitag. Com o aumento da demanda por geladeiras, houve a necessidade de expansão da produção do bem doméstico, bem como de um maior investimento.

    Fundada em 15 de julho de 1950 por Wittich Freitag, Rudolf Stutzer, Guilherme Holderegger, Oscar Bachmann, Arthur Shlöesser e Valério Walendowski, a Consul – agora já uma produtora de refrigeradores, em suas mais de seis décadas de existência, se tornou uma das maiores fabricantes de produtos de linha branca da América Latina (A NOTÍCIA, 2000). Sendo seu nome fruto de uma homenagem ao cônsul Carlos Renaux, cujo auxílio financeiro permitiu a abertura da empresa, logo em seu primeiro ano, instalada na antiga Fábrica 1 – vide figura 3 -, produziu vinte e dois refrigeradores à querosene.

  Segundo Rocha (1994, p. 54), a necessidade do mercado interno brasileiro ser abastecido com diversos bens de consumo que estavam em falta no período pós-Segunda Guerra estimulou um crescimento anual de 8% do setor industrial até 1962. Neste âmbito, a Consul não sendo uma exceção, alcançou, em apenas dez anos após sua fundação, a cifra de vinte mil refrigeradores produzidos.

FIGURA 3 – Galpão da Fábrica I da Consul S.A. na rua Araranguá. Fonte: A NOTÍCIA. Joinville, 15 de julho de 1990. Disponível no acervo do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ).

    Durante a década de 60, no âmbito da expansão da indústria catarinense (GOULARTI FILHO, 2003, p. 12), a empresa alcançou um novo patamar, iniciando exportações para outros países da América Latina e se tornando referência regional de crescimento. Em 1968, iniciou seu processo de construção do segundo parque fabril. É também neste decênio, mais especificamente 1967, que a Consul assume o Leão Marinho – vide figura 4 – como seu garoto propaganda, concebido pela agência Inter-Americana (CONSUL, 2022).

FIGURA 4 – O Leão Marinho apresentando a geladeira da linha Consul Luxo. Fonte: Consul, 2022.

    Contudo, durante a década seguinte, outros desafios iriam surgir em sua trajetória. Além de investimentos volumosos em novas tecnologias – vide figura 5 -, em 1971, Consul S.A. (SC), Springer S.A. (RS) e Refrigeração Paraná S.A. (PR), um contrato de know-how foi firmado com a Danfoss – da Dinamarca – o que pavimentou o caminho para fundação da Empresa Brasileira de Compressores – Embraco -, oportunizando a construção de compressores para refrigeradores em território nacional. Apesar de a Springer e Refrigeração Paraná se retirarem do negócio logo após a inauguração, a Consul prosseguiu com o empreendimento (A NOTÍCIA, 1990).

Já em 77, ocorre uma grande mudança administrativa: a empresa faria parte do grupo Brasmotors, ao lado de outra empresa de produtos de linha branca, a Brastemp (A NOTÍCIA, 1990). Mais tarde, durante a década de 90, as duas fabricantes passariam por uma fusão, criando a Multibrás S.A.

FIGURA 5 – As prensas perfiladoras automáticas auxiliaram no aumento de produção de refrigeradores. Fonte: A NOTÍCIA. Joinville, 15 de julho de 1990. Disponível no acervo do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ).

    É também durante os anos 70 que a empresa resolve reformular suas estratégias de publicidade e propaganda. Nessa época surge um dos jargões mais famosos da fabricante: Põe na Consul – vide figura 6.

Figura 6 – Montagem de diversas peças publicitárias com o slogan “Põe na Consul”. Fonte: Mundo das Marcas, 2006.

    Dos anos 90 até os dias de hoje, a Consul, apesar de continuar a existir tanto como marca, já passou por várias reformulações, fazendo parte atualmente da Whirpool S.A. Dos vestígios de seu passado, infelizmente a fábrica I, primeiro galpão onde surgiu a empresa, foi demolido em 1996 – vide figura 7 -, sendo em seu lugar construído o Hospital Infantil Jeser Amarante Faria – vide figura 8. Apesar disso, outras marcas da empresa podem ser encontradas pela cidade, seja no desenvolvimento de infraestruturas, seja através dos outros parques fabris seus.

Excertos Memoriais

Eu passo muitas vezes aqui, olhando e me lembrando dos velhos tempos. Foi muito difícil construirmos a fábrica, eu lembro que ajudamos a colocar telhas, todo mundo, chefe e empregados. Mas o progresso exige isso, e temos de nos conformar”. – Lothar Eckhoff [A NOTÍCIA. Joinville, 31 de agosto de 1996. Disponível no acervo do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ)]

 

Por um lado, não está mais lá o prédio em que vivi 25 anos da minha vida, é uma parte do meu passado que vai sumir. Mas por outro, o hospital infantil é uma obra para a cidade”. – Raul Steuernagel [A NOTÍCIA. Joinville, 31 de agosto de 1996. Disponível no acervo do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ)]

 

As minhas lembranças ninguém apaga. O esforço, as dificuldades, os obstáculos que tive que vencer para erguer aquela fábrica fazem parte do meu patrimônio de vida. Mas ver o futuro se derramando sobre Joinville é também uma alegria muito grande. O passo eu guardo com orgulho, o futuro eu aplaudo com emoção e entusiasmo”. – Wittch Freitag [A NOTÍCIA. Joinville, 31 de agosto de 1996. Disponível no acervo do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ)]

Figura 7 – Escombros da antiga fábrica I da Consul S.A. Fonte: A NOTÍCIA. Joinville, 31 de agosto de 1996. Disponível no acervo do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ).

Figura 8 – Hospital Infantil Jeser Amarente Faria, localizado na Rua Araranguá, 554. Fonte: Secretaria de Estado da Saúde.

Documentos

Comercial Consul com Chico Anysio: https://www.youtube.com/watch?v=3pUAyy-splM

Propaganda raríssima das geladeiras Consul (anos 70): https://www.youtube.com/watch?v=3pg2QegIEfs

Pensando bem, pensou lavadora, pensou Consul com Paulo Gustavo (2020): https://www.youtube.com/watch?v=49G4uOrQrVM

Vídeo de Moacir Franco e Guto, diálogos – Jingle patrocinado pela Consul (1973): https://www.youtube.com/watch?v=KAt8See5Yvc

Descomplica: Micro-ondas Consul Facilite com Pote Uso Fácil (2011): https://www.youtube.com/watch?v=0z-5UGwEzvs

Vovó Conectada | Microondas Consul Facilite | Pote Uso Fácil (2011): https://www.youtube.com/watch?v=tuLB2E0AmQs

Propaganda da Consul (1957):

Fonte: Propagandas Históricas (Blog). Disponível em: https://bit.ly/3AVyGvq.

Propaganda da Consul (1967):

Fonte: Propagandas Históricas (Blog). Disponível em: https://bit.ly/3CEma4Q.

Propaganda da Consul, Ar Condicionado 30.000 BTU (s.d.):

Fonte: Propagandas Históricas (Blog). Disponível em: https://bit.ly/3e2SvrN.

Bibliografia

A NOTÍCIA. Joinville, 14 jul. 1985. Disponível no acervo do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ).

A NOTÍCIA. Joinville, 15 jul. 1990. Disponível no acervo do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ).

A NOTÍCIA. Joinville, 31 ago. 1996. Disponível no acervo do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ).

A NOTÍCIA. Joinville, 17 dez. 2000. Disponível no acervo do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ).

GOULARTI FILHO, Alcides. Formação econômica de Santa Catarina. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2016. 431 p.

JORNAL DE JOINVILLE. Joinville, 13 jul. 1975. Disponível no acervo do Arquivo Histórico de Joinville.

ROCHA, Isa de Oliveira. Industrialização de Joinville (SC): da gênese às exportações. 1994. 189 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Geografia, Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1994.

FONTES VISUAIS

GAROTO PROPAGANDA da Consul, Leão Marinho, e a linha Consul Luxo. 745×464 pixels, 96dpi, 32,1KB, formato jpg. CONSUL. Joinville. Disponível em: https://www.consul.com.br/sobreaconsul/.

HOSPITAL INFANTIL Jeser Amarante Faria. 640×424 pixels, 300dpi, 233KB, formato jpg. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Santa Catarina. Disponível em: https://www.saude.sc.gov.br/…

MONTAGEM DE PEÇAS publicitárias com o slogan “Põe na Consul”. 420×447 pixels, 72dpi, 183KB, formato jpg. MUNDO DAS MARCAS. Disponível em: https://bit.ly/3RfkK4I/.

Como citar esse texto?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Quer Conhecer Essa Indústria?

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *